Professores do Instituto Paz e Vida são demitidos após fechamento de creche

O Centro de Educação da Primeira Infância (CEPI) Ipê Branco, que pertence ao Instituto Paz e Vida, encerrou suas atividades após a suspensão do contrato com a Secretaria de Educação. No ano passado, o Sinproep havia notificado a instituição por atraso nos pagamentos de salários dos professores.

Em comunicado aos responsáveis pelas crianças matriculadas no CEPI, a direção informou que encerraria as atividades no dia 11 de fevereiro. “Com o encerramento do Termo de Parceria 185/2017, ocorrido em 8 de fevereiro e a decisão da Secretaria de Educação, de não renovar a parceria, lamentavelmente, somos obrigados a encerrar nossas atividades”, destacou o documento.

Segundo uma professora, que pediu para não ser identificada, os atrasos dos pagamentos começaram depois da pandemia. “Eu trabalhava há 3 anos na instituição, sempre pagaram certo. Depois da Covid, falaram que o GDF não estava fazendo o repasse. Fui surpreendida com o fechamento, e agora, quero os meus direitos”, afirmou.

Em junho do ano passado, o Sinproep já havia notificado o Instituto por atraso de salário. Em dezembro, por falta de pagamento do 13º. Com os atrasos constantes, o Sindicato acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) e encaminhou as denúncias.

Agora, o Sinproep aguarda a audiência do MPT e a resposta da Secretaria de Educação, sobre a garantia de todas as verbas rescisórias e a possibilidade de recontratação dos mesmos profissionais para a nova instituição que será responsável pela CEPI.