Professores do Instituto Paz e Vida denunciam atraso de salário e 13º

O Sinproep-DF há seis meses, têm encaminhado ao Ministério Público do Trabalho, as denúncias recebidas de atrasos no pagamento de salários e do 13º salário dos servidores do Instituto Paz e Vida (IPV), entidade responsável por algumas creches em Brasília, como o CEPI Ipê Branco, localizada em Ceilândia, Raposa do Cerrado, em Samambaia e Tamanduá, no Gama.

Os trabalhadores denunciam que estão recebendo os salários com atraso, desde junho, geralmente passando do 5º dia útil. Eles também lamentam que estão mais aflitos com o atraso do 13º salário e dos dias trabalhados tirando o auxílio transporte do próprio bolso. Uma das funcionárias que pediu para não ser identificada, afirmou que se encontra em uma situação de penúria, com filhos pequenos em casa, sem condições de comprar alimentos.

Os profissionais relatam que a empresa e a Secretaria de Educação do DF, não dão um posicionamento ou qualquer resposta do que está acontecendo.

O Sindicato informa que, tão logo tomou conhecimento das irregularidades, fez contato com a Secretaria de Educação e com o Governo do Distrito Federal, responsáveis pelo repasse das verbas de manutenção das instituições. “Ao mesmo tempo, estamos fazendo gestão junto ao Ministério Público do Trabalho na busca de solução urgente para o impasse”, destacou o diretor jurídico do Sinproep, Rodrigo de Paula.