Educação Básica: segunda rodada de negociação salarial

Nesta quinta-feira (13), foi realizada a segunda reunião, por videoconferência, de negociação salarial entre o Sinproep e o Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino). O objetivo é discutir a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para 2021 dos professores que atuam nas escolas de Educação Básica, em todo o Distrito Federal.

Um dos pontos de destaque da discussão foi a inclusão da carga horária mínima de 20 horas semanais, mais 2 horas de atividades e duas coordenações para os professores de atividades do ensino Infantil e Fundamental I.

Segundo o Sinepe, há uma assembleia marcada para discutir o reajuste salarial e outros pontos da pauta de reivindicações entre os donos de escolas. Mais uma vez, não foi apresentada uma contraproposta da pauta enviada pelo Sinproep em março.

No encontro, foi apresentado o valor acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do último ano, que foi de 7,59%, o que afeta diretamente no salário dos professores. “O diálogo é necessário e irá continuar. Nenhum direito a menos será aceito. A categoria espera reconhecimento e garantia de direitos”, destacou Karina Barbosa, presidente do Sinproep.

A próxima reunião está marcada para quinta-feira, dia 20, às 14h. Acesse aqui a íntegra da pauta de reivindicações. Acompanhe pelas redes sociais do Sinproep os desdobramentos da negociação coletiva de 2021. Acesse pelo Facebook, Instagram e Youtube.