Após cobrança do Sinproep, Ibaneis anuncia vacinação de 8 mil professores

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou que os educadores do DF voltarão a ser vacinados contra a Covid-19 no próximo sábado (26). Serão 8 mil doses de CoronaVac e Pfizer aplicadas em professores da rede privada. O anúncio foi feito após audiência na Justiça do Trabalho, em ação movida pelo Sinproep.

A previsão é que as doses cheguem até sexta-feira (25). “Faremos a imunização dos professores até segunda-feira, conforme indicação da Secretaria de Educação. Em seguida os demais grupos”, afirmou o chefe do Executivo local.

A vacinação dos profissionais da educação, que estão inseridos como prioritários no Plano Nacional de Imunização (PNI), está parada desde o dia 14 de junho. “Estamos confiantes que a vacinação terá continuidade, esperamos que o GDF siga o PNI, sem discriminar a rede pública e privada”, destacou Karina Barbosa, presidente do Sinproep.

As listas de convocações com datas e pontos de vacinação serão divulgadas no site do Sinproep após distribuição feita pela Secretaria de Educação.

Ação na Justiça

Em ação movida pelo Sinproep, na tarde de ontem (22) aconteceu uma audiência na Justiça do Trabalho para tratar da continuidade da vacinação dos professores da rede privada, que está parada. Foi feito um requerimento ao juiz, responsável pela ação, para intimar o GDF solicitando uma resposta.

“A resposta chegou hoje após muita luta do Sindicato, que não mediu esforços para a continuidade do processo de vacinação da categoria, que está trabalhando no presencial desde setembro do ano passado”, relembrou Karina.

Vacinômetro

No último levantamento divulgado pelo Sinproep, 7.736 professores da rede particular foram imunizados, de um total de 23 mil docentes. Em 24 dias de vacinação, somente 33% da categoria recebeu a 1ª dose.