Sinproep vai reunir professores do Ensino Superior em Assembleia Geral

O Sindicato vai reunir os professores do Ensino Superior no dia 13 de agosto, para discussão e aprovação da contraproposta patronal para o reajuste salarial de 2016. O encontro será às 9h da manhã no auditório da sede do Sindicato.

A 5ª rodada de negociação entre o Sinproep-DF e o Sindepes foi realizada no dia, 19/07. O Sindicato apresentou uma contraproposta de reajuste salarial do Ensino Superior que foi levada para Assembléia Patronal.

Como vem ocorrendo desde as rodadas anteriores, os patrões têm usado a crise financeira do país como justificativa para não avançar nas reivindicações salariais da categoria e as negociações não avançaram. Embora se saiba que o setor de educação superior, que recebe subsídio do governo, não foi atingido pela recessão econômica.

Com o objetivo de resolver o impasse, que perdura por quatro meses, o Sindicato apresentou uma contraproposta de reajuste que corresponde ao índice de inflação mais 20% de abono salarial, além da regulamentação do recesso do fim e meio de ano, auxílio saúde e outros ganhos sociais que contemple minimamente as necessidades salariais dos professores e coordenadores do Ensino Superior.

Os patrões vêm insistindo com proposta abaixo do INPC, o que contraria decisões históricas das negociações, que sempre foram com base no índice inflacionário e mais ganho real de salário. O Sindicato e a comissão de negociação não aceitaram. Então, nesse sentido as negociações emperraram.

O objetivo dos encontros é fechar a Convenção Coletiva de Trabalho de 2016/2017, que contemple minimamente as necessidades salariais dos professores e coordenadores do Ensino Superior. Por isso, o Sinproep vai reunir a categoria em assembleia no dia 13 de agosto, para apreciação das respostas dos empregadores.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sinproep

Em 03/08/2016