GDF atrasa repasse às creches e deixa professores sem salário

Os professores das creches conveniadas ao GDF não receberam o salário desse mês no quinto dia útil. O Governo do Distrito Federal atrasou, novamente, o repasse às instituições de ensino credenciadas. Com isso, cerca de 1.300 trabalhadores que atuam em 80 entidades assistenciais estão sem o pão-nosso-de-cada-dia.
Devido ao atraso, muitos professores informaram que o salário vai atrasar em até 15 dias, estando previsto para 20 de agosto. Esse, aliás, é um problema recorrente. O Sinproep-DF tem procurado resolver o impasse pela via administrativa, com gestões junto à Secretaria de Educação e MPT, mas não teve êxito.
Por isso, o sindicato enviou no dia 8 de agosto de 2016 um ofício ao Dr. Carlos Eduardo Carvalho Brisolla, Procurador do Ministério Público do Trabalho do DF (MPTDF), pedindo a mediação urgente com a Secretaria de Educação do DF e o Sindicato das Instituições Beneficentes Religiosas e Filantrópicas (Sinibref), que representa as creches.
Se não houver uma solução urgente, os trabalhadores podem realizar uma manifestação em frente ao Palácio do Buriti, seguida de paralisação.