SINPROEP-DF participa do 17º Conselho Sindical

No último dia 2 de novembro, o SINPROEP-DF participou da aprovação do plano de lutas da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), durante o 17º Conselho Sindical (Consid), realizado nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro.

No evento, cinco delegados representaram o SINPROEP-DF: a presidente Karina Barbosa, o diretor jurídico, Rodrigo de Paula, a diretora financeira, Mariles Moreira, o diretor de comunicação, Trajano Jardim e o secretário de habitação, Sérgio Aragão.

Rodrigo de Paula dirigiu a Mesa de Conjuntura Internacional, que contou com a presença do presidente da Confederación de Educadores Argentinos (CEA), Fernando Rodal, do presidente da Federação Internacional de Sindicatos da Educação (Fise), Orlando Peres, e do vice-presidente da Internacional da Educação da América Latina (IE), José Antonio Zepeda.

Rodrigo, que também é coordenador da Secretaria da Saúde do Trabalhador, destacou a publicação do segundo número dos Cadernos de Política Internacional da Contee. Após tratar, no primeiro número, da integração latino-americana, o novo caderno faz uma explanação sobre as três entidades educacionais internacionais às quais a Contee é filiada, resgatando suas histórias e bandeiras.

Decisões – O Plano de Lutas reafirmou princípios congressuais, aprovados no último Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Conatee), e estabeleceu diretrizes de ações da entidade. Entre as questões gerais aprovadas estão o apoio ao projeto eleito nas últimas eleições e a defesa da continuidade das mudanças, além de pautas comuns dos trabalhadores, como o fim do fator previdenciário, manutenção da política de valorização do salário mínimo, redução da jornada de 44 horas para 40 horas sem perdas salariais, combate à terceirização (incluindo atuação junto ao Supremo Tribunal Federal) e formação política permanente nas entidades sindicais e defesa da reforma política.