SINPROEP-DF sedia Fundação da FETRAEEP Centro-Norte neste sábado

Neste sábado (12), acontece o Congresso de Fundação da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Pará, Rondônia e no Distrito Federal, na sede do SINPROEP-DF. Entre os objetivos da organização está a representação e a defesa dos direitos e interesses da categoria profissional dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino privado e suas entidades sindicais.

Durante a manhã, houve a abertura do evento com a mesa composta pela presidente do SINPROEP-DF, Karina Barbosa; presidente do SINPRO Rondônia, Luizmar Neves; do presidente SINPRO Pará, José de Ribamar Barroso; da presidente SINPRO Juiz de Fora Aparecida de Oliveira Pinto; e o presidente do SINAAE Goiás, Carlos Roberto dos Passos.

Para a presidente do SINPROEP-DF, Karina Barbosa, a fundação da Federação é um momento que marca o fortalecimento da luta pelos direitos dos trabalhadores em educação da região Centro-Norte. “Esses cinco sindicatos unidos, que o SINPROEP-DF faz parte, significa mais avanços e maior valorização dos professores, coordenadores e orientadores educacionais da rede particular de ensino.”

O professor Cássio Bessa, representante do SINPRO-RS e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos Particulares (Contee), fez uma explanação sobre os impactos econômicos na conjuntura brasileira e apontou as perspectivas para a organização do movimento sindical.

Já o vereador de Juiz de Fora, Roberto Cupolillo, fez uma análise sobre a situação política e econômica do governo Dilma. Em seguida, o secretário de organização da Central Única dos Trabalhadores Nacional (CUT), Jacy Afonso de Melo, fez um balanço sobre o panorama histórico do movimento sindical pós-ditadura, da redemocratização do Brasil e da formação da CUT.

Concluindo a manhã, todos os dirigentes e representantes sindicais fizeram um debate político sobre a apresentação da mesa.