Sindicato aguarda decisão do TRT sobre reajuste das creches

O Sinproep fechou acordo com o sindicato patronal, no entanto, o Cepas entrou no processo contra a homologação do reajuste, fato que atrasou a decisão do TRT

Foi realizada audiência de conciliação, no dia 29.08, na sede do Tribunal Regional do Trabalho, entre o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF) e o Sindicato Interestadual das Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas do Distrito Federal (Sinibref-DF). Na concialiação, os Sindicatos  informaram ao Presidente do TRT da 10ª Região, que haviam chegado a um acordo quanto a Convenção Coletiva de Trabalho.  No entanto, os representantes do Conselho de Entidades de Promoção e Assistência Social (Cepas) solicitaram o ingresso no processo, fato que vem atrasando a decisão do TRT.

Pela interferência do Cepas, o presidente do Tribunal suspendeu a audiência e deu prazo para que houvesse manifestação a respeito do pedido de ingresso do Conselho no dissídio coletivo. O Sinibref, como representante patronal, mostrou-se contrário ao ingresso do Conselho no processo, porém o Presidente do TRT da 10ª Região não considerou os argumentos do Sindicato e admitiu a participação da entidade como assistente.

Atualmente, o processo está nas mãos dos desembargadores, que analisam tanto o pedido do Cepas quanto as alegações do Sinibref.  É importante lembrar que o Cepas defendeu um reajuste de apenas 8,5% para a categoria. “Rejeitamos a proposta do Cepas, e ressaltamos que o reajuste que propusemos além de repor as perdas salariais é essencial para a valorização de toda a categoria”, afirma a presidente do Sinproep-DF, Karina Barbosa.

A diretoria do Sindicato e o departamento jurídico estão fazendo gestões, como a entrega de um memorial aos desembargadores do TRT, que explica a situação dos professores e coordenadores das creches, com o objetivo de acelerar a decisão. Caso aprovado, o reajuste será retroativo à data-base de maio.