Sindicalismo Brasileiro: Desafios e perspectivas no pós-golpe

O Sinproep vai participar da XIX CONSID da Contee com o envolvimento de seus representantes composta pelos membros da diretoria: Flávia, Fátima, Trajano, Tico, Maura, Bruno e Vitor. A programação acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro, e 1° de outubro, envolvendo também as confederações Proifes, UNE, CNTE, CUT e CTB.

A primeira apresentação do dia 29 de setembro abordará o tema da campanha: “desprofissionalização dos docentes”. Em seguida terá um debate sobre a aprovação do regimento e por último um debate sobre “A conjuntura nacional e internacional e o enfrentamento da crise”. Já no dia 30 de setembro, o CONSID apresentarão três temas, “a contrarreforma trabalhista: impactos e resistência política”, “a contrarreforma trabalhista: limites e possibilidades jurídicas” e “os retrocessos na educação brasileira e a organização da Conape”. Por último junto com a participação do Sindicato, no dia 1° de outubro encerrará o XIX CONSID com a plenária final.

O diretor jurídico do Sinproep Rodrigo Pereira de Paula afirma que o CONSID se realiza no momento que os trabalhadores estão sendo ameaçados de perda de direitos pelo governo Temer. Nesse sentido, é necessário que se leve adiante a luta da precarização e a mercantilização do Sindico, enfatizou Rodrigo.