Salve o dia da Consciência Negra

Hoje, 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. O Brasil é um país negro e afrodescendente. Temos a maior população de origem africana fora da África. Cerca de 86 milhões de pessoas são descendentes das levas de negros africanos que para cá foram trazidos e aqui transformados em escravos, ao longo de quatro séculos.

Assim, a diretoria do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos em Estabelecimentos Particulares de Ensino, saúda a data, em um momento que o povo brasileiro, principalmente a população negra, que corresponde cerca de 86 milhões de pessoas descendentes da diáspora negra, homens e mulheres, no que Darcy Ribeiro chamava “o processo de fazimento da cultura brasileira”, vive um processo de retirada de direitos da classe trabalhadora por um governo ilegítimo, que viola direito e incrementa preconceitos de toda ordem.

Dentro uma visão preconceituosa, a elite brasileira neste processo, construiu, deliberadamente, visões estereotipadas a respeito da África e de seus povos. Tanto que, após a abolição, todas as propostas que propunham a distribuição de terras para os ex-escravos foram sabotadas. Os negros foram deixados à sua própria sorte, sem qualquer política de inserção social ou de reparação pelos danos trazidos pela escravização.

O Dia Nacional da Consciência Negra deve ser uma data saudada e relembrada para que a iniquidade cometida contra a população negra escravizada e para que essa dívida histórica seja reparada.

e.