Contee lidera passeata que abriu a Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE., liderou a grande marcha internacionalista, que percorreu a principal avenida de Montevidéu, capital do Uruguai, que deu início, dia 16, à Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo. A Contee participou da passeata com uma delegação de diretores e sindicalistas de suas entidades de base. Os diretores delegados distribuíram panfletos, cartazes e camisetas divulgando a campanha contra a desprofissionalização dos professores. As camisetas tinham texto em inglês e espanhol afirmando: Apagar o professor é apagar o futuro.

Milhares de pessoas de todos os países das Américas se somaram aos trabalhadores e militantes do Uruguai, que realizam uma greve parcial chamada pelo Centro Sindical uruguaio, PIT-CNT, para apoiar a mobilização desta reunião, que terminou no sábado, 18.

A mobilização culminou com um ato político no Obelisco de Montevidéu, com as intervenções de Francisca “Pancha” Rodriguez, da Associação Nacional de Mulheres Rurais e Indígenas de Chile (Anamuri), Marcelo Abdala, secretário-geral de PIT-CNT e Vagner Freitas, presidente da CUT Brasil que, além da sua saudação e de falar dos ataques que sofre a classe trabalhadora brasileira, trouxe uma mensagem do ex-presidente brasileiro Lula que, convidado, não pode estar presente.

A Conferência Continental para a Democracia e contra o Neoliberalismo nasceu em Cuba no final de 2015 e tem sido ativa na busca de alternativas ao neoliberalismo e em defesa das democracias do Continente. Os sindicatos, entidades de camponeses, indígenas, ambientalistas e movimentos anti-imperialistas das Américas estão apoiando a articulação.

Além da marcha, ocorrem painéis sobre os temas de luta pela democracia, a soberania, a integração dos povos e a resistência ao livre comércio e às transnacionais. O painel “Seguimos em luta. Desafios frente à ofensiva conservadora e os ataques a democracia” teve como um dos debatedores o ex-presidente uruguaio Pepe Mojica. No segundo dia do evento foram realizados encontros setorizados entre os países e no final da jornada, dia 18, houve uma grande plenária com objetivo de aprovar o plano de luta para o próximo período.

O professor Rodrigo de Paula, coordenador da Secretaria de Assuntos Institucionais da Contee e Diretor Jurídico do Sinproep-DF, participou do evento.

Fonte: Sec. Comum. Contee