ORGANISMOS PASTORAIS DA CNBB PUBLICAM MANIFESTO SOBRE CONJUNTURA POLÍTICA BRASILEIRA


Foto: Isis Medeiros / Jornalistas Livres


Diante da grave situação de desrespeito aos preceitos constitucionais, de retirada dos direitos dos trabalhadores pelo governo ilegítimo instalado a partir do golpe de Estado que apeou do poder a presidenta Dilma Rousseff, a Igreja Católica, por meio dos seus organismos representativos, publicou  um contundente documento em que condena com veemência os poderes executivo, legislativo e judiciário brasileiro.

Resistência Democrática, unidos pela justiça e paz!

 

Ele, porém, respondeu: “Eu vos digo: se eles se calarem, as pedras gritarão” Lc 19, 40

Estamos vivendo tempos difíceis no Brasil. Males que pretendíamos ter deixado para trás voltam a nos atormentar e fazem sofrer o nosso povo. Pobreza absoluta, miséria e fome, desemprego e subemprego, mortalidade infantil, restrição e piora dos serviços públicos de educação e saúde, aumento da violência urbana e rural são algumas das pragas que sonhávamos estarem acabando.

Tempos moldados pelos interesses do capital financeiro e seus principais aliados, que se utilizam dos grandes meios de comunicação e tentam exercer uma hegemonia ideológica sobre o conjunto da sociedade.

Em 2016 aconteceu um Golpe de Estado no Brasil. Votou-se o “impeachment” da presidenta Dilma, por argumentos hoje reconhecidos como falaciosos. Após isso, implantou-se um governo sem legitimidade alguma que tem implementado um programa econômico autocrático, que destrói as políticas sociais e retira direitos, servindo a uma agenda neoliberal, seguindo plenamente os ditames do Capital, na contramão do projeto aprovado pela população nas eleições majoritárias de 2014.

Leia a matéria completa