Contee apresentou à ANPT proposta de campanha pró-sindicatos

Reunião com Elder Amorim, vice-presidente da ANPT. Foto: Carlos Pompe

Professor Rodrigo de Paula, Coordenador de Assuntos Institucionais da Contee participou do encontro com o Procurador do Trabalho Eder Amorim, vice-presidente da ANPT

Os coordenadores João Batista da Silveira, da Secretaria de Assuntos Jurídicos; Nara Teixeira de Souza, da Secretaria de Relações de Trabalho; e Rodrigo Pereira de Paula, da Secretaria de Assuntos Institucionais, e o assessoar jurídico, José Geraldo Santana, participaram nesta quinta-feira, 16, de encontro com o vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Elder Amorim. Eles apresentaram ao procurador a proposta de campanha em defesa dos sindicatos e da sindicalização dos trabalhadores.

A visita deu cumprimento a uma decisão da Diretoria Plena da Contee, realizada nos dias 26 e 27 de julho. Os representantes da entidade disseram que se trata de “um S.O.S. do movimento sindical, que sofre uma investidade de deslegitimaçã das entidades, e o sindicato é o porto seguro do trabalhador”.

Elder Amorim considerou que o país vive um momento tenso “de violação da liberdade sindical, da autonomia privada e coletiva. Compreendo e compartilho da preocupação na defesa das entidades sindicais”. Para ele, a “má fé negocial”, quando os patrões se sentam à mesa de discussões, mas nada oferecem ou aceitam, “é um ato anti-sindical. Negociar é um dever social. Temos que construir a cultura da negociação, e para isso os sindicatos têm papel fundamental”.

Ele afirmou que a ANPT deseja que a campanha tenha êxito e atuará em seu apoio, “pois temos muita convergência com o movimento dos trabalhadores. Inclusive, somos amicus curiae em várias ações movidas pelas entidades trabalhistas”.

Carlos Pompe