Aposentado é pra brilhar, não pra morrer de fome!

No dia 24 de janeiro foi comemorado  o Dia do Aposentado. “Deveria ser um dia para homenagearmos os trabalhadores e trabalhadoras que já não estão na ativa, mas deram o seu quinhão para construir o nosso país, democrático, soberano e livre. Mas se transformou em mais um dia de luta. Com sua proposta de reforma da Previdência, o governo golpista de Temer está desenvolvendo a maior investida de nossa história contra os aposentados, os trabalhadores e seus direitos”, acusa o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis.

Desde que foi anunciado o projeto de reforma, a Contee se manifestou contra a perda de direitos e denunciou que o que o governo e a mídia empresarial chama de rombo é, na verdade, o roubo da Previdência. Na CPI sobre o tema, analistas, juízes, promotores, procuradores, profissionais da área e sindicalistas disseram que a reforma, Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 287, do Governo Temer, só atinge os que mais precisam, os pobres e a classe média, do campo e da cidade.

As principais mudanças pretendidas pelo governo são exigir 49 anos de contribuição para todos os trabalhadores e trabalhadoras urbanos, 25 anos de contribuição do trabalhador do campo, 65 anos de idade para todos, inclusive mulheres – de quem está sendo retirado um direito adquirido, uma compensação por elas trabalharem mais e ganharem menos, apesar de terem um nível de escolaridade maior. “Com a implantação do trabalho intermitente, os professores e professoras ficam praticamente impossibilitados de aposentar”, afirma Gilson.

Leia matéria completa: