Nota Pública: caso Ipê Águas Claras

O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal, em relação às mídias veiculadas na internet que envolvem professoras do Colégio IPÊ, em Águas Claras, vem a público esclarecer o seguinte:

1 – O Sindicato lamenta o ocorrido e se solidariza com a comunidade escolar (pais, alunos e demais professores) e reafirma a confiança na capacidade profissional e dedicação dos professores da Rede Particular de Ensino, que faz  o ensino do Distrito Federal ser um dos melhores do País;

2 – O SINPROEP-DF representa cerca de 20 mil professores na educação privada do Distrito Federal, todos com formação para desempenhar as suas funções nas mais diversas especificidades e disciplinas;

3 – Esses lamentáveis acontecimentos vêm reafirmar a justeza da luta empreendida pelo Sindicato, na busca da redução do número de alunos por sala de aula em todos os seguimentos, com o objetivo de alcançar uma melhor qualidade no ensino.

4 – Além disso, o excesso de alunos nas turmas, na visão do Sindicato, tem sido motivo de aumento de doenças laborais na categoria, conforme notificações que têm chegado ao SINPROEP-DF, de professores com estafa mental ocasionada por assédio moral e Síndrome de Burnout, caracterizada por ser o ponto máximo do estresse profissional que atinge a categoria;

5 – Contudo, os fatos noticiados sobre a instituição Ipê devem oportunizar um profundo exame nas relações de trabalho nas instituições para que empregados, empregadores, pais e alunos de todos os níveis de ensino possam pactuar novos parâmetros de relacionamento e de respeito, nos quais professores e estudantes sejam estimulados para o ensinar e aprender de forma recíproca, com ética e solidariedade;

6 – O SINPROEP-DF confia na apuração de todos os fatos que ensejaram essa situação, na definição da responsabilidade de cada um nesse processo de acordo com que a lei determinar.

7 – O Sindicato, que possui a missão de proteger os direitos da categoria de professores, entende que este é mais um momento para que a sociedade reflita o real papel das instituições de educação e dos profissionais que nelas atuam.

9 – O Sinproep-DF coloca-se à disposição para debater e implementar novos caminhos que previnam tais ocorrências.

A Direção do SINPROEP-DF