Vigilância Sanitária recomenda uso de máscara contra Covid nas escolas do DF

A Vigilância Sanitária recomendou em nota oficial neste último sábado (11)  que estudantes voltem a usar máscara de proteção contra a Covid-19 nas escolas públicas e privadas do Distrito Federal. Anteriormente, no dia 2 de junho, a Secretaria de Saúde já havia recomendado o retorno da proteção facial em ambientes fechados e também em locais ao ar livre, com aglomeração de pessoas.

O uso não é obrigatório, “contudo, tecnicamente, é recomendado o uso da máscara”, destaca a nota da Vigilância Sanitária.

“Apesar da menor letalidade devido a cobertura vacinal, o DF vive uma onda crescente no número de contaminados, com taxa de transmissão acima de 1”, diz a Vigilância Sanitária.

A Secretaria de Saúde ainda alerta que “a calamidade acabou, mas as medidas de enfrentamento da doença COVID-19, não”. A taxa de transmissão, na sexta-feira (10), era de 1,80, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde, indica alta na contaminação (fora de controle): cada 100 pessoas infectadas podem transmitir a doença para outras 180.

Tendo conhecimento do aumento da taxa de transmissão e contaminação do coronavírus de professores, alunos e comunidade escolar do ensino particular no Distrito Federal, o Sinproep-DF já havia emitido uma nota com recomendações à categoria (Clique aqui e leia).

Concordamos com as recomendações da vigilância sanitária, porém, entendemos que não é o suficiente para conter os avanços da taxa de transmissão e contaminação. O ideal seria um decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) obrigando a volta do uso de máscaras. Desta forma as escolas terão mecanismos jurídicos para exigir o cumprimento do uso de máscaras em ambiente escolar.