Após aumento da taxa de transmissão da covid no DF, Sinproep emite comunicado com recomendações

Tendo ciência do aumento da taxa de transmissão e contaminação do coronavírus de professores, alunos e comunidade das redes de ensino particular no Distrito Federal, o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF  (Sinproep-DF) faz a seguinte recomendação:

1. O uso das máscaras é facultativo. As escolas têm autonomia para definir sobre a permanência ou não do uso por seus profissionais. Em casos de aumento nas taxas de transmissão e contaminação, o Sinproep recomenda que as escolas deverão ouvir sua comunidade escolar para decidir a retomada dos protocolos de segurança.
  1. Caso seja publicado novo Decreto pelo Governo do Distrito Federal determinando o uso obrigatório das máscaras, as escolas deverão atualizar o protocolo e cobrar a utilização por todos da comunidade escolar.
  1. Os trabalhadores têm opção de continuar com a utilização das máscaras, mesmo que a decisão da escola seja por desobrigar o uso.
  1. As escolas que decidirem que o uso das máscaras é obrigatório deverão comunicar aos trabalhadores. Por seu turno, os empregados deverão utilizá-las.
  1. As escolas devem manter atualizados os protocolos de prevenção e contenção da covid-19 em seu ambiente de acordo com as normas que versarem sobre o tema (Decretos do Governo local e Notas Técnicas da Vigilância Sanitária e Epidemiológica), como também divulgá-los à comunidade escolar para fiel cumprimento.
  1. Os profissionais que trabalham nas escolas deverão cumprir rigorosamente os protocolos que forem estabelecidos sob pena de adoção de medidas disciplinares.
  1. Alunos e seus familiares devem ter conhecimento e cumprir todos os protocolos de prevenção e contenção da covid-19 estabelecidos pelas escolas.

O Sinproep-DF defende e reafirma que é preciso manter os cuidados e as medidas preventivas, a fim de preservar a saúde e a vida do trabalhador.