Sinproep cria pesquisa sobre retorno das aulas presenciais

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT) marcou para esta segunda-feira (24), às 16h, uma audiência de conciliação para discutir a retomada das aulas presenciais na rede de ensino particular do Distrito Federal. O encontro terá a participação do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinproep-DF), sindicato que representa as escolas, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Governo do Distrito Federal (GDF).

No último encontro, realizado na quinta-feira (20), foi elaborado um cronograma de volta para o dia 21 de setembro, proposto pelo MPT. Porém, cada entidade ficou responsável por consultar as bases. O Sinproep criou um questionário para entender o interesse da categoria sobre a possibilidade de retomada das aulas presenciais, cada filiado foi consultado.

A proposta, até o momento, é retornar somente a educação infantil e ensino fundamental 1, a partir do dia 21 de setembro. Já o ensino fundamental 2 e o ensino médio só retornarão quando o GDF apresentar um calendário da rede pública, tendo em vista a faixa etária desses alunos que continuam com aulas remotas em alta qualidade.

Segundo o levantamento do Sinproep, 69,9% são contra a retomada das aulas presenciais neste momento. A favor são 30,1%. Dos professores que responderam, 23,62% lecionam na Educação Infantil. No Ensino Fundamental 1 são 28,35%.