Professores recebem chaves do Residencial Paulo Freire

Professores de escolas particulares do Distrito Federal participaram, nesta segunda-feira (14), da cerimônia de inauguração das unidades habitacionais do Residencial Paulo Freire, em Samambaia. O projeto habitacional para a categoria foi criado na gestão da presidente do Sinproep, professora Karina Barbosa e sua diretoria. Os apartamentos foram construídos em articulação e planejamento entre o Sindicato e a Companhia Habitacional do DF (Codhab), que fixou valores abaixo do mercado imobiliário.

foto: Tariq Augusto

Rodrigo de Paula, diretor jurídico do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF), ressaltou a necessidade de um programa com esses moldes. “Conseguimos os imóveis praticamente pela metade do preço, e muitos professores, que ganham cerca de R$ 1.5 mil, jamais conseguiram o imóvel próprio de outra forma”, diz.

Segundo a presidente do Sinproep, professora Karina Barbosa, o projeto terá continuidade. “Muitos professores estão saindo do aluguel, realizando o sonho da casa própria. O Sinproep não vai parar, novos empreendimentos serão desenvolvidos para a categoria”, afirmou.

O valor de cada apartamento é, em média, R$ 140 mil. São 52 m² e 12 andares, na QS 608, próximo ao Hospital Regional de Samambaia (HRSam). Uma das pessoas que vai passar o próximo Natal na casa própria é a professora Christielen Mendonça. “Não tenho palavras para descrever a importância dessa conquista. Eu morava com meus pais, é o primeiro imóvel que consigo comprar. Já me imagino colocando uma árvore de Natal e passando o feriado com minha família aqui”, comemorou.

Wellington Luiz, presidente da Codhab, afirmou que esse é “mais um, de muitos projetos que vão ser entregues”. Um busto do educador Paulo Freire também será instalado no local. “Todas as profissões são importantes, mas não existe profissão mais importante do que o educador. Venho de família pobre, morei em ocupação, em barraco. O que tenho, devo aos professores. É dos professores que precisamos para um país melhor”, avaliou.