Mensagem da Presidente: Unidade e mobilização garantem vitórias

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Sinproep-DF posicionou-se na defesa da saúde e da garantia dos postos de trabalho. Além de lutar pela vacinação de todos os profissionais que, por força de decreto do governador Ibaneis Rocha, foram obrigados a voltar às aulas presenciais desde setembro de 2020. O Sindicato trabalhou arduamente em defesa do emprego e de melhores condições no ambiente escolar para a categoria.

As negociações das Convenções Coletivas, tanto da Educação Básica, quanto do Ensino Superior, foram difíceis, mas resistimos. As crises sanitária, social e econômica foram argumentos utilizados pelos empregadores, a fim de apresentarem pautas rebaixadas para os reajustes salariais, não aceitamos. Não queriam reconhecer que, no período de pandemia, os docentes foram obrigados a se reinventar, transformaram suas casas em sala de aula e investiram recursos próprios em tecnologia, para cumprir com seus compromissos de oferecer o melhor ensino aos seus alunos, sem qualquer contrapartida compensatória por parte das empresas. Pelo contrário, muitos tiveram suas cargas horárias reduzidas, embora, nesse período, estivessem trabalhando três vezes mais.

Nesse cenário adverso, é que ocorreram as negociações salariais deste ano. Essa situação se repetiu em todas as negociações do setor da educação privada no Brasil, o que aumentou a necessidade de ampla mobilização da categoria, para não permitir retrocessos e nenhum direito a menos. Com as posições firmes dos professores, da diretoria e da Comissão de Negociação do Sinproep, conseguimos avançar, mesmo em um período atípico. Assinamos as Convenções em condições razoáveis para o momento político que estamos passando.

Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, ainda tivemos de lutar pelo direito à vacina, com o objetivo de salvar vidas. Nós resistimos e conseguimos, com a mobilização dos professores e das professoras, seguir adiante e não permitir retrocessos, garantindo as conquistas que tivemos nestes dezesseis anos de existência do Sinproep-DF.

Sabemos da grande pressão dentro das empresas. Porém, não se deixe levar pelos discursos que induzem você a não se sindicalizar, a não participar das lutas da categoria. Somente com a sua contribuição que permitirá ao Sindicato oferecer, cada vez mais, benefícios a todos os professores.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! FELIZ 2022!

Professora Karina Barbosa

Presidente do Sinproep-DF