Creches Conveniadas: SEE divulga guia para retorno presencial

Na segunda-feira (28), retornam as equipes de todas as 122 creches conveniadas ao Governo do Distrito Federal (GDF). A Secretaria de Educação divulgou um guia de orientação para a retomada presencial. A primeira semana será de ambientação, acolhimento dos profissionais e preparação para o retorno das crianças. No dia 5 de julho é a vez dos alunos, de forma gradativa.

O Sinproep já analisou o documento e vários pontos precisam ser revistos, como distanciamento, afastamento de pessoas com comorbidades e coordenação dos professores, que deveria ser realizada de forma remota. O Ministério Público do Trabalho foi acionado para definir os critérios, garantindo segurança aos professores, alunos e toda a comunidade escolar.

Clique aqui e confira o documento!

Definição de data

No dia 17 de junho, o secretário Leandro Cruz anunciou o retorno presencial para o dia 28 de junho, após reunião com representantes do Sinproep e do Conselho de Entidades de Promoção e Assistência Social (Cepas).

No encontro, a presidente do Sinproep, professora Karina Barbosa, defendeu que ainda estava prematuro o dia 28 de junho, alterando o calendário escolar. “Muitos professores já tinham programado o recesso, nós tentamos prorrogar, infelizmente não foi possível”, destacou.

Segundo o Secretário de Educação, Leandro Cruz, a reabertura será possível, pois, mesmo com apenas a primeira dose do imunizante, há uma eficácia de 78% de cobertura contra a Covid-19. “Não é mais possível manter fechado, uma vez que as crianças estão vulneráveis, infelizmente poderia ocasionar na suspensão dos convênios”, disse.

Suspensão

Em 18 de março de 2020, em ação movida pelo Sinproep, foi deferida liminar pela 7ª Vara do Trabalho de Brasília, determinando a suspensão das atividades educacionais presenciais nas creches conveniadas devido a pandemia de Covid-19.

Em março deste ano, o Sinproep acionou o Ministério Público do Trabalho após decreto do governador Ibaneis Rocha flexibilizando as restrições na capital federal. As aulas presenciais continuaram suspensas. Os professores seguiram com as atividades no formato virtual.