Assembleia Virtual: reajuste salarial da Educação Básica

Os professores da educação básica estão convocados para uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) virtual na próxima quarta, 9 de junho, para discutir a contraproposta patronal de reajuste salarial.

A AGE acontece às 19h, com transmissão pelo canal do Sinproep no Youtube. A interação ocorrerá por meio do chat ao vivo. A deliberação será através de link, disponibilizado durante o encontro.

“Todos estamos passando por uma situação crítica, porém, os professores nunca trabalharam tanto. Além de precisar comprar material tecnológico para trabalhar em casa, o preço dos alimentos só aumentaram. A nossa luta é por nenhum direito a menos, e claro, reconhecimento”, afirmou Karina Barbosa, presidente do Sinproep.

Entenda a negociação

As reuniões de negociação começaram no dia 6 de maio. Segundo o Sinepe, a pandemia tem afetado as escolas, principalmente as de educação infantil. No encontro, não foi apresentada uma contraproposta da pauta de reivindicações enviada pelo Sinproep em março.

Na segunda reunião foi discutida a inclusão da carga horária mínima de 20 horas semanais, mais 2 horas de atividades e duas coordenações para os professores de atividades do ensino Infantil e Fundamental I.

O reajuste salarial acima do piso, gratificação de ensino especial, faltas por motivo de gala ou de luto, equiparação das cláusulas sociais e auxílio refeição foram assuntos no terceiro encontro.

Na quarta rodada de negociação, o Sinepe apresentou uma contraproposta de 2% de reajuste salarial, além de modificar cláusulas de estabilidade.