Sinproep inicia rodada de negociações sobre CCT da Educação Básica com Sinepe-DF

Dentre outras demandas, foi solicitada ao sindicato patronal a antecipação das próximas reuniões e a apresentação da contraproposta patronal à Pauta de Reivindicações

Nesta quarta-feira (5), o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF) deu início à rodada de negociações sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da Educação Básica com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe-DF). O primeiro encontro foi realizado na sede do sindicato patronal, e contou com a presença dos membros da Comissão de Base de Negociação eleita na assembleia.

De início, a presidente do Sinproep-DF, professora Karina Barbosa, cumprimentou todos os presentes e afirmou que a intenção do Sindicato é “fazer um acordo justo, célere e com resultados a curto prazo.” Em seguida, o responsável pela Comissão de Base de Negociação, professor Trajano Jardim, comentou a necessidade de um acordo digno, que valorize a categoria. “Nossa ótica e pensamento sempre estarão diretamente ligados à linha de defesa dos nossos associados”, afirmou.

O Sinproep-DF, então, solicitou a aprovação de algumas prioridades, como: a antecipação da primeira reunião após a assembleia patronal –  que acontece amanhã (6) – e dos demais encontros, além da apresentação da contraproposta patronal à Pauta de Reivindicações.

REAJUSTE SALARIAL – Sob a justificativa de queda no número de alunos, inadimplência e perda de receita, os representantes do Sinepe-DF já iniciaram as negociações com uma negativa ao percentual de reajuste salarial proposto pelo Sinproep-DF. Isso demonstra que será uma negociação difícil e que irá exigir, da categoria, participação massiva na Campanha Salarial.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA – O professor Trajano Jardim falou sobre a reforma da Previdência e como ela irá afetar a categoria e os donos de escola. Depois, o docente fez uma solicitação para que o Sinepe-DF emita um comunicado para todas as instituições de ensino solicitando a liberação dos professores no dia 28 de abril, data em que será realizada uma mobilização contra esta reforma.

Todas as propostas serão debatidas na assembleia do sindicato patronal. O Sinepe-DF irá encaminhar, na próxima segunda-feira (10), um ofício com a decisão tomada.