Sinproep-DF recorre ao MPT contra demissão em massa de professores na Estácio

Há  informações de que cerca de 100 docentes perderam o emprego a Estácio não confirma o número, mas por meio de nota diz que estão havendo as demissões em vários estados

Repetindo o que aconteceu em dezembro do ano passado, quando foram demitidos mais de mil profissionais de ensino em todo o País, a Estácio volta a carga, embora a ação tenha sido, naquela época, alvo der investigação por parte do Ministério Público do Trabalho.

Professores do grupo de ensino Estácio enfrentaram, nesta quinta-feira (13) uma nova leva de demissões em massa em Brasília. Ainda não há informações sobre a quantidade total de docentes que perderam o emprego, mas, pelo agendamento de homologações, o Sindicato estima que o número possa chegar perto de 100 dispensas.

Por meio de nota a Estácio confirmou as demissões. Segundo o grupo, os desligamentos fazem parte de um “processo natural de uma instituição que periodicamente precisa rever a sua base de docentes, adequando-a as necessidades do mercado, demandas de cursos e às particularidades das praças em que atua”, embora a realidade seja a diminuição de custos..

O Sindicato, tão logo tomou conhecimento do fato, por meio do seu Departamento Jurídico solicitou mediação no MPT – 10ª Região, no sentido de resguardar os direitos dos profissionais de ensino e ao mesmo tempo, denunciar a prática antisindical e abusiva da instituição de demissão em massa, o que não é permitido por lei. Além do mais, a forma das demissões são ilegais e absurdas, tendo em vista que os professores e professoras não assinaram o devido Aviso-Prévio exigido por lei.

Para a professora Karina Barbosa, presidente do Sinproep-DF, “A Estácio está, mais uma vez, dispensando os professores com mais tempo de casa, que têm o salário mais alto, para contratarem novos profissionais com valores mais baixos, próximos ao piso salarial, garantido na Convenção”, afirmou Karina.

Alerta aos Professores demitidos

O Sindicato alerta aos profissionais que foram demitidos sem receber o Aviso-Prévio, que essa forma de dispensa é ilegal. Os professores e professoras sem o aviso legal continuam com seus contratos de trabalho em vigor. Se não receberem a notificação por  escrito até o final do mês, pela CCT estarão de férias coletivas e só poderão ser demitidos no início do Ano Letivo com alunos.

ESTEJAM ALERTA! FAÇAM DENÚNCIAS AO MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO! https://mpt-prt10.jusbrasil.com.br