Sinproep-DF participa da Entrega das premiações do 19º Concurso Nacional da Imprensa

Na quarta-feira 5, no auditório D. João VI da Imprensa Nacional,  aconteceu a solenidade de premiação dos vencedores das categorias  Desenho e Redação, que   receberão cadernetas de poupança da Caixa Econômica Federal, cujos valores variam conforme a categoria do trabalho.

O evento é uma iniciativa cultural bem-sucedida da Imprensa Nacional, instituição que representa o pioneirismo da indústria gráfica no Brasil e tem por objetivo principal promover a disseminação e a preservação da memória da Imprensa e das Artes Gráficasl, por meio do registro da produção intelectual e artística dos (das) estudantes das escolas públicas e privadas de todo o território brasileiro.

O 19º Concurso teve os seguintes temas: Categoria Desenho – Ensino Fundamental  do 1º ao 5º ano, “Chacrinha visita o Museu da Imprensa” – Categoria Redação — 6º ao 9º ano Ensino Fundamental,  95 anos da Semana de Arte Moderna – Categoria Redação — Ensino Médio, 60 anos do projeto do Plano Piloto de Brasília.

Devido ao descumprimento de normas previstas no Regulamento do concurso, foram desclassificados todos os trabalhos inscritos na categoria Artigo científico, dirigida a estudantes de nível superior.

Foram inscritos nesta 19º do concurso 945 trabalhos de todo o Brasil nas diversas categorias, o que demonstra o interesse que o evento desperta nos estudantes das várias regiões, principalmente dos alunos das escolas públicas. Para o próximo ano, a previsão é de que este número seja bem maior.

O Sinproep-DF, esteve representado na Comissão Julgadora pelo professor Trajano Jardim, diretor de Comunicação do sindicato, em nome da comissão saudou os alunos vencedores e os professores e diretores das escolas dos vitoriosos, quando manifestou a “importância do certame, na formação do senso crítico dos participantes, que por meio dos temas apresentados, são levados a exercitar a suas capacidades de pesquisa históricas e as suas sensibilidades artísticas. Para esses jovens é uma experiência única, que por certo, levarão para as suas trajetórias de vida”, finalizou.