SINPROEP-DF adere à campanha nacional por equiparação salarial da Educação Básica

Com o mote “Professor é professor. Diferentes, mas iguais”, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) lançou, nesta terça-feira (3), uma campanha nacional pela valorização dos professores e professoras que atuam na educação infantil e no ensino fundamental. O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINPROEP-DF), filiado à Confederação, também aderiu ao movimento.

A campanha busca mostrar que os professores das séries iniciais não podem continuar a ser desvalorizados, recebendo salários menores daqueles que estão nos demais níveis de ensino da Educação Básica (Fundamental II e Ensino Médio), ao mesmo tempo em que reconhece a diversidade do trabalho e dos profissionais docentes – daí a falsa contradição: “diferentes, mas iguais”. A justificativa para a equiparação salarial é que, não importa em que nível da Educação Básica o docente leciona, todos têm a mesma formação, mesma necessidade de atualização constante e volume de trabalho equivalentes.

A defesa da isonomia salarial e o lançamento da campanha nacional com este objetivo foram aprovados em novembro do ano passado, durante o XVII Conselho Sindical (Consind) da Confederação. Voltada para a conscientização de pais, estudantes, donos de escolas e toda a sociedade, ao apresentar os argumentos que justificam o pedido de isonomia nos valores hora-aula, os materiais apelam para o senso de justiça dessa reivindicação.