Sinproep 15 anos: se reinventando ano a ano

O ano atípico de 2020, quando o mundo foi atingindo pela maior crise sanitária e de saúde com a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) – desde a gripe espanhola de 1918, que  matou de 50 a 100 milhões de pessoas até 1919 – os sindicatos vivem fase histórica conturbada, rica, complexa e desafiadora.

Desde o período que antecedeu a aprovação da Reforma Trabalhista, em 2017, as entidades de trabalhadores de todo o país vivenciaram um enfraquecimento, tanto no âmbito constitucional quanto no poder de atuação, com o fim da obrigatoriedade do chamado imposto sindical e das taxas assistenciais. Esse fato reduziu drasticamente as arrecadações, que influíram sobre a representatividade da maioria dos sindicatos.

Diferente da maioria das entidades sindicais, o Sinproep, com planejamento financeiro e administrativo, tem conseguido suportar as ofensivas do “desmonte dos direitos trabalhistas” promovido pelo governo. Mesmo na crise desencadeada pela pandemia da COVID-19, manteve, diante da demanda pela intervenção sindical, suas atividades junto à categoria para formalização e negociação de acordos emergenciais e assinaturas das Convenções Coletivas de todos os segmentos.

Foi nesse cenário adverso que o Sinproep-DF completou 15 anos de sua fundação. Naquela assembleia em 22 de outubro de 2005, no teatro dos Bancários, quando 100 docentes se filiaram, abriu-se para nova diretoria um imenso caminho para a construção daquela pequena entidade que nasceu e se tornou a instituição pujante que é hoje, com mais de sete mil associados.

O Sindicato foi criado com objetivos bem definidos. Congregar, promover e defender os interesses sociais, profissionais e econômicos e atender os direitos de seus associados, sem, contudo, abrir mão de defender a ampliação da rede pública estatal de ensino e o direito amplo de acesso ao ensino público, gratuito e de boa qualidade em todos os níveis.

Nessa década e meia, o Sinproep-DF conseguiu conquistas importantes para a categoria do segmento particular de ensino do DF e participou, em conjunto com a Contee e as demais entidades do setor educacional, de lutas memoráveis em defesa da educação e da valorização dos professores dos setores privado e público e das lutas gerais dos trabalhadores contra medidas do governo que visavam à retirada de direitos históricos consagrados na CLT.

Neste período atípico da pandemia da COVID-19, o Sinproep-DF vem se reinventando constantemente. Desde o dia 12 de março de 2020, são enfrentamentos diários nas áreas jurídica, política e institucional, buscando garantir os direitos, a saúde e a vida dos professores, das professoras, dos alunos, de suas famílias e da comunidade escolar como um todo.

Foram inúmeros acordos firmados nos últimos seis meses: acordos de redução de jornada ou de suspensão de contratos de trabalho, visando à garantia do emprego, que muitos empregadores tentam burlar, além da preservação da vida e da saúde dos docentes, orientando-os para que seus direitos sejam garantidos.

Essa saga vitoriosa não é obra do acaso. Foi resultado da ousadia e da luta de companheiros e companheiras, liderados pelo professor Rodrigo de Paula, que, para muitos, é considerado um visionário. Juntos conseguiram construir, com o apoio de toda a categoria, uma entidade representativa no cenário político-sindical do DF e do Brasil, detentora de um patrimônio invejável, que muitas coirmãs mais antigas não possuem.

A consolidação da entidade continua. O projeto elaborado pela gestão 2017/2021, é tornar o Sinproep-DF independente financeiramente, mantido pela força da categoria, para superar as ofensivas, que nos últimos tempos, buscam enfraquecer o movimento sindical brasileiro. E com isso, torná-lo capaz de lutar e ampliar os direitos dos docentes do setor particular do DF.

15 Anos de vitórias. O tempo não para. Sindicato forte, professor valorizado!