Representantes sindicais participam de seminário promovido pela FETRAEEP

Foram discutidas propostas para a melhoria do setor educacional privado e maneiras de enfrentar a crise política que assola o país

Representantes sindicais de diversos estados do país participaram do seminário promovido pela Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado do Centro-Norte (FETRAEEP), que aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de novembro.  O tema “Um olhar para um novo horizonte. Nenhum direito a menos!” originou diversas palestras e discussões, como o impacto da reforma do ensino básico e da previdenciária na vida dos trabalhadores, estratégias de negociação e dissídio coletivo.

No primeiro dia do seminário, sexta-feira (25), os delegados assistiram a palestras, participaram de uma discussão sobre a situação política econômica do país e também debateram propostas para a atuação da FETRAEEP. No sábado (26), as exposições aconteceram na sede do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), e discutiram estratégias para campanha salarial 2016/2017, a importância histórica da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e dos sindicatos de base, entre outros temas.

Já no último dia, domingo (27), foi apresentado o Plano de Lutas e os diretores da FETRAEEP debateram, junto às secretarias, possíveis suplentes e a construção do calendário para 2017. “Ano que vem o ano será de muita luta, e juntos conseguiremos avançar mais. A unidade das representações sindicais é fundamental, para que nossa força seja superior aos retrocessos”, comentou o coordenador geral da FETRAEEP, Rodrigo de Paula.