No lançamento da Conape, Contee denuncia ataque à UFMG

Em audiência pública requerida pelas senadoras Regina Sousa (PT-PI) e Fátima Bezerra (PT-RN), foi lançada a  Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), na quarta-feira 6 de dezembro, no Senado. Durante o evento, foi duramente criticado o ataque realizado pela Polícia Federal à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), prendendo seus dirigentes de forma arbitrária. A audiência contou com a participação da coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da Contee, Adércia Hostin.

Tratando da Conape, Adércia  explanou que “estamos diante de uma estrutura privatizante da educação, neste governo pós golpe. Somos reféns da Emenda Constitucional 95, que congela os investimentos estatais, inclusive educacionais, por 20 anos. A Conape já está acontecendo e é um espaço de resistência para as demandas da juventude, reprimidas pelo atual governo. Nossa plenária final, de 26  a 28 de abril, em Belo Horizonte, terá continuidade com o Fórum Nacional Popular de Educação. No próximo ano, também teremos eleições gerais, e os candidatos devem ser questionados se estão comprometidos com uma educação socialmente referenciada. A educação sabe o que quer”.

Várias representações de entidades estiveram presentes à audiência. Dentre elas, vários diretores do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares do Distrito Federal.

Acesse e leia matéria completa: