Creches conveniadas não recebem repasse e professores fazem greve

Nesta terça-feira (16), funcionários de sete creches conveniadas ao GDF em Samambaia, Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas e São Sebastião estão com os salários atrasados há 13 dias e ameaçam fazer greve por falta de pagamento do vale-transporte. As entidades denunciam que há atrasos nos repasses públicos de agosto.

A empresa responsável pelo pagamento é a Mont Serrat, que também responsabilizou a Secretaria de Educação.

As verbas são destinadas ao pagamento de funcionários e à aquisição de alimentos e itens de higiene.

Desde quinta-feira (11/8), 15 monitores da creche Sucupira, em Samambaia, estão sem trabalhar. O centro educacional atende 164 crianças diariamente. Os profissionais reclamam que não há dinheiro sequer para a passagem, e, ainda, ressaltam o impacto que o atraso tem gerado na vida financeira.

O Sindicato já notificou a Mont Serrat para solucionar os problemas, pois segundo a Presidente do Sindicato, professora Karina Barbosa “Os atrasos tem sido constantes, e as famílias dos professores também ficam prejudicadas com a situação”.

O atraso de pagamento configura violação aos direitos dos profissionais, além do desrespeito aos pais e alunos que buscam uma educação de qualidade.