Câncer de próstata é foco da campanha Novembro azul

No mês passado as atenções foram para o Outubro Rosa, visando a conscientização das mulheres para a necessidade da prevenção do câncer de mama. Já em novembro o foco se vira para o Novembro Azul, que alerta os homens para a prevenção ao câncer de próstata.

O SINPROEP-DF participa da campanha para destacar a importância da prevenção contra a doença, que, segundo especialistas, precisa ser feita entre 45 e 50 anos por meio dos exames anuais de dosagem do PSA e toque retal.

A pesquisa da Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata constatou que 47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos sintomas. A pesquisa indica que os homens ainda têm preconceitos em relação a prevenção, porém ela confirma que quanto mais cedo for descoberta a doença e iniciar o tratamento, as chances de cura são maiores.

prostata

Detectar os sinais do câncer de próstata não é tarefa fácil, já que os sintomas não são específicos. Os mais comuns, de acordo com o estudo da Coalizão, são: cansaço (86% são afetados), dores nas costas (82%), dor generalizada (70%), fraqueza (67%) e dificuldade para dormir (62%), além da incontinência urinária.

Detectar os sinais do câncer de próstata não é tarefa fácil, já que os sintomas não são específicos. Os mais comuns, de acordo com o estudo da Coalizão, são: cansaço (86% são afetados), dores nas costas (82%), dor generalizada (70%), fraqueza (67%) e dificuldade para dormir (62%), além da incontinência urinária.

Por ano, são feitos no Brasil cerca de 70 mil diagnósticos de câncer de próstata. O foco da campanha é diminuir o preconceito, estimular à prevenção e conscientizar os homens para que façam o exame de próstata.