Câmara dos Deputados livra Michel Temer de investigação por corrupção

Com o concedimento de mais de US$ 1/3 bi em emendas e aliviar dívidas de produtores rurais, deputados votam a favor do arquivamento da denúncia

Por 263 votos a favor, a análise da denúncia da participação de Michel Temer em esquemas de corrupção foi arquivada. Após conceder mais de US$ 1,3 bilhão em emendas parlamentares da base governista, aliviar as dívidas previdenciárias de produtores rurais e reduzir a alíquota paga pelos fazendeiros ao Fundo de Assistências ao Trabalhador Rural (Funrural), Temer livrou-se de ser investigado.

Desta maneira, só em 2019, quando deixar o governo, as denuncias feitas pela Procuradoria-Geral da República serão examinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Movimentos populares e sindicais realizaram protestos em vários estados e em Brasília. Na capital federal o Congresso e a Praça dos Três Poderes foram cercados por centenas policiais.

O Acesso só foi permitido a parlamentares e jornalistas credenciados. Dos 227 deputados que votaram pela continuidade da investigação, PT, PCdoB, PSOL, Rede e PMB foram unânimes .PEN e PSL votaram totalmente a favor de Temer. As demais siglas se dividiram. Ao todo houve 19 ausências e duas abstenções. Com este resultado o governo pretende encaminhar o pacote de reformas com o objetivo de suprimir os direitos dos trabalhadores.