Secretaria de Saúde sugere retomada do uso de máscaras no DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recomendou, em documento oficial nesta quinta-feira (2), a volta do uso de máscara de proteção em ambientes fechados e públicos com aglomeração. De acordo com o ofício (leia na íntegra no final desta matéria), a medida foi provocada pelo aumento de casos de Covid-19 em Brasília.

A recomendação da Secretaria, encaminhada ao governo, leva em consideração dados da pandemia obtidos até 30 de maio. Desde o começo daquele mês, a taxa de transmissão aumentou consideravelmente no DF.

O uso de máscaras deixou de ser obrigatório no Distrito Federal, em ambientes fechados, no dia 10 de março passado. Ao ar livre, a proteção não era exigida desde 7 de março.

Aumento na taxa de transmissão

Nesta semana, escolas particulares chegaram a afastar turmas por causa do aumento de casos nos colégios.

Infectologistas dizem que são diversos os fatores que justificam o salto nas taxas de transmissão. O relaxamento em relação às medidas de proteção é um deles, além da própria evolução do vírus.

O Sinproep-DF já havia emitido uma nota ontem (1) com recomendações às escolas e professores (você pode ler na íntegra clicando aqui). A nota foi amplamente divulgada nos principais noticiarios da cidade.