DF antecipa segunda dose de seis mil professores nesta terça

O Governo do Distrito Federal antecipou a aplicação da segunda dose de 6 mil professores vacinados com a AstraZeneca na primeira fase do Plano de Vacinação da Educação, entre 21 de maio e 2 de junho. O atendimento será feito a partir desta terça-feira (27), em qualquer ponto de vacinação do DF.

São seis mil profissionais que atuam nas creches públicas e privadas, e também integrantes dos grupos gestores das escolas públicas de todo o DF. Este grupo não será convocado novamente.

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que fabrica a vacina da AstraZeneca no Brasil, estabelece prazo entre 30 e 90 dias para a aplicação da segunda dose. “O Sinproep entende que deve ser seguido o que consta na bula de cada imunizante, para que não prejudique de alguma forma a eficácia da vacina”, destacou Trajano Jardim, vice-presidente do Sinproep.

“Mesmo ocorrendo a antecipação das vacinas, ainda há professores que não foram convocados para a primeira dose”, relembrou Trajano.

Comprovação 

Os trabalhadores deverão apresentar crachá funcional ou contracheque recente, quem é filiado ao Sinproep poderá levar a carteirinha – para comprovar o vínculo –  e documento de identificação com foto e CPF. Além de levar o Cartão de Vacinação com registro da D1 Oxford/AstraZeneca (21/5 a 02/06).

Convocação para 1ª dose

Segundo a Secretaria de Educação, haverá uma repescagem para 2.100 profissionais que, por algum motivo, ainda não se vacinaram com a primeira dose. A repescagem ocorrerá entre 29, 30 e 31 de julho, das 18h às 22h, exclusivamente na Praça dos Cristais do QG do Exército. Serão 700 doses por dia.

Para este grupo, a vacina oferecida será a da Janssen Farmacêutica, cujo protocolo de uso prevê a administração de dose única. Os nomes serão publicados no site do Sinproep, como foi feito desde o primeiro dia do Plano de Vacinação da Educação.