Covid-19: Apenas 13,94% dos professores foram vacinados

Levantamento realizado pelo Sinproep nesta terça (8), aponta que apenas 13,94% dos professores da rede privada foram vacinados no Distrito Federal. Da forma em que está sendo o processo, a previsão é que todos sejam vacinados somente em março de 2022. A pesquisa não inclui profissionais do administrativo e gestores.

O levantamento foi feito com base nas listas divulgadas pela Secretaria de Educação. Já foram convocados 6.412 trabalhadores das creches conveniadas e particulares, desses, aproximadamente 3,2 mil são professores. Em média, estão sendo imunizados por dia somente 168 professores, de um total de 23 mil docentes.

“Nós não entendemos o porquê do ritmo tão lento de vacinação dos professores no DF. Estamos na linha de frente desde setembro do ano passado, nós pedimos que a imunização seja ampliada imediatamente”, afirma Karina Barbosa, presidente do Sinproep.

O Sinproep já solicitou ao Governo do Distrito Federal uma simplificação do processo, já que para nenhuma outra categoria foram feitas as exigências determinadas aos professores. O Sindicato continua acompanhando e fiscalizando todo o processo de imunização.

Vacinação em outros locais

Em Belo Horizonte, os profissionais da educação começaram a ser vacinados no dia 26 de maio e concluíram no dia 5 de junho a imunização de todos os trabalhadores da rede pública e privada.

No Maranhão, o primeiro estado a começar a vacinação dos docentes, em 14 dias vacinou mais de 45 mil profissionais, chegando a 100% de imunização em algumas cidades. A previsão de conclusão é até o dia 15 de junho.

Em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia a previsão é que se encerre o plano de vacinação para os profissionais da educação até o fim deste mês. Nestes locais é utilizado o processo de cadastramento no site do governo, e não por convocação.

Vacinômetro

O Sinproep lança nesta terça (8) o vacinômetro, trata-se de uma tabela com divulgação diária dos números de professores da rede privada vacinados no DF. É mais uma forma do Sindicato fiscalizar o processo de imunização da categoria. Acompanhe em nosso Instagram e Facebook.