5 benefícios da Libras para sua vida profissional

Segundo dados divulgados pelo IBGE, mais de 10 milhões de cidadãos são surdos no Brasil, sendo que 2,7 milhões possuem surdez profunda, e, por isso não escutam absolutamente nada.

A causa da progressão de quadros de perda auditiva podem estar associados ao processo de envelhecimento populacional que atinge vários países. A partir disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta que até 2050, a estimativa é de que 900 milhões de pessoas podem desenvolver surdez.

Com base nisso, observa-se a importância de estar atento às demandas que surgem ao nosso redor, e aprender Libras torna-se um diferencial no processo comunicacional mundial. Porque os surdos têm as Libras como primeira língua e, na maioria das vezes dependem dela para comunicar. Ao estudar língua de sinais, você torna-se apto a se comunicar de forma integrativa, aproximada e empática com essa parcela da população brasileira.

1 – Comunicação mundial e inclusiva

Mais de 10 milhões de cidadãos são surdos no Brasil, sendo que 2,7 milhões possuem surdez profunda, e, por isso não escutam absolutamente nada.

2 – Oportunidades pessoais e profissionais

Sabe-se que cada vez mais as empresas estão buscando por profissionais que tenham algo a acrescentar no seu ambiente de trabalho, além da sua formação acadêmica e conhecimentos técnicos. E é nesse momento que aparecem as habilidades que conectam pessoas, e que são fatores decisórios para diferenciar um profissional de outros.

3 – Raciocínio ágil

A partir do momento em que se começa a aprender a língua de sinais já é possível perceber o aumento da percepção cerebral, porque sua mente torna-se mais ativa e alerta.

4 – Inclusão digital

Com base na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, de 2015, é importante que as empresas e corporações não utilizem barreiras que impeçam o acesso dos conteúdos às pessoas surdas, sendo essencial a busca por uma comunicação que integre os cidadãos que abrange.

5 – Evolução na carreira

O acesso à educação e integração de pessoas surdas são garantidos por lei, e deve ser feito por meio da língua de sinais. Sendo assim, ter profissionais capacitados para uma comunicação eficaz é essencial.
O curso de Libras contribui com a elevação da oferta de profissionais qualificados para o exercício profissional. E destina-se aos graduados em cursos superiores, pedagogos, professores de disciplinas diversas e demais profissionais, que possuem conhecimentos básicos em Libras e têm interesse no domínio da Língua Brasileira de Sinais.

Fonte: Instituto Pró Saber

Clique aqui e faça sua incrição no Curso de Libras do Sinproep com desconto