Sinproep-DF na Campanha do Outubro Rosa

No mês de outubro é comemorado o Outubro Rosa, um movimento de adesão mundial que visa estimular a luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce. Como forma de promover a conscientização sobre essa doença, considerada a forma mais comum entre as mulheres e o segundo tipo com maior incidência no mundo, a Fundação do Câncer planejou uma série de ações e parcerias ao longo do mês.

Para quem não sabe, o Outubro Rosa é um movimento internacional durante todo o mês de outubro em conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico e de fazer a mamografia, essa campanha também estimula que a mulherada se toque e sempre faça o autoexame das mamas.

A nossa categoria é formada, majoritariamente, por  mulheres. Portanto nada mais coerente do que o Sindicato se engajar na campanha do Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar as professoras da necessidade de se prevenir contra o câncer de mama, já que o diagnóstico aumenta a sobrevida das mulheres em comparação com o diagnóstico de tumores em fase avançada.

O que é o câncer de mama

Câncer de mama é o desenvolvimento anormal das células da glândula mamária, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor. Este é o segundo tipo de tumor com maior incidência em todo o mundo, sendo o mais comum entre as mulheres, responsável por cerca de 22% dos novos casos a cada ano.

Inicialmente, a doença não apresenta sinais claros. Por isso, a mulher deve conhecer bem o seu corpo para poder identificar qualquer alteração e procurar um médico. Em geral, o primeiro sintoma é um caroço no seio, que pode ser acompanhado por dor ou não. Também pode ocorrer inchaço local, irritação na pele, vermelhidão e saída de secreção. A periodicidade do exame varia de acordo com a idade, o quadro clínico e histórico familiar.

A mamografia é o principal exame para detectar o tumor em fase inicial e é recomendada a cada dois anos em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. O rastreamento em mulheres com história de câncer na família – o considerado grupo de risco – deve ser feito a partir dos 35 anos de idade. O exame clínico, baseado na palpação dos seios, deve ser realizado anualmente.

Os benefícios da prevenção

A prevenção visa eliminar ou diminuir a exposição a fatores de risco. Isso ocorre através da adoção de comportamentos saudáveis como:

– Praticar atividades físicas
– Controlar o peso
– Não fumar
– Evitar consumir bebida alcoólica

Essas atitudes evitam em até 28% a ocorrência do câncer de mama.

Consulte o seu médico regularmente e mantenha os exames em dia!

Fonte: https://www.cancer.org.br