Aprovada pauta da Campanha Salarial 2017/2019 do Ensino Superior

Assembleia de aprovação aconteceu na sede do Sindicato, neste sábado (18); Itens como ganho real de salário com reajuste acima da inflação, gratificação por regência de classe e isonomia salarial para todos os docentes estão no documento

Brasília, 18 de março de 2017 – Foi realizada, neste sábado (18), a Assembleia Geral de Aprovação de Pauta do Ensino Superior da Campanha Salarial 2017/2019, na sede do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF). Na oportunidade, os docentes aprovaram a pauta de reinvindicações que será encaminhada, ainda nessa semana, ao Sindicato Patronal.

Itens como ganho real de salário com reajuste acima da inflação; gratificação por regência de classe; estabelecimento de carga horária mínima de 6 horas semanais; isonomia salarial para todos os docentes; bolsa de estudos para dependentes e para o professor; manutenção da estabilidade provisória e adicional por atividade extraclasse foram algumas das cláusulas admitidas.

A presidente do Sindicato, professora Karina Barbosa, começou falando sobre a divulgação da Campanha Salarial e as dificuldades vividas pelos docentes. “Estamos fazendo uma intensa campanha de conscientização dos docentes e de toda a população sobre as dificuldades vividas pelos professores de instituições particulares de ensino do Distrito Federal. Os direitos e a dignidade de todos os professores do DF estão em jogo, e não aceitaremos recessão”, disse.

EAD

Um dos pontos mais delicados da Pauta é a discussão sobre Educação a Distância (EAD). Ainda em debate entre o Sinproep-DF e o Sindicato patronal, a modalidade não tem regras que delimitem o trabalho dos professores e atualmente desvaloriza o papel dos docentes no Distrito Federal.

O diretor de Comunicação do Sinproep-DF, professor Trajano Jardim, citou a importância dos relatos dos docentes que trabalham na área, para a construção de uma normatização justa e que determine, claramente, a função dos professores dentro da modalidade.

“Hoje, além de ter vários alunos, o professor lida ainda com a depreciação da profissão. Precisamos de todos os docentes que puderem contribuir, mesmo que somente para informar como funciona a EAD dentro das instituições de ensino”, comentou Trajano.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O diretor Jurídico do Sindicato, Rodrigo de Paula, falou sobre o falso déficit da previdência e como o Governo quer fazer essa reforma à toque de caixa, sem nenhuma discussão com a sociedade. “A nossa categoria é uma das atingidas por esse golpe, já que perderemos diversos direitos, dentre eles o da aposentadoria especial”, ressaltou.

Na tarde de ontem (17), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Distrito Federal (Contee), Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado do Centro Norte (Fetraeep) e o Sinproep-DF entregaram uma emenda modificativa à PEC 287/18, que preserva as atuais regras da aposentadoria dos professores da rede privada e pública. Foram recolhidas 191 assinaturas para dar entrada no documento, que agora será discutido na Comissão.