Trabalhadores sindicalizados ganham mais que não sindicalizados

Pesquisa do IPEA aponta evidências do mercado de trabalho brasileiro e malefícios que entrarão em vigor com a lei da Reforma Trabalhista

De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) os trabalhadores sindicalizados ganham em média 8,4% a mais que os não sindicalizados no Brasil. A pesquisa intitulada “Diferenças de remuneração entre trabalhadores sindicalizados e não sindicalizados: evidências sobre o mercado de trabalho brasileiro” aponta que os filiados as Entidades sindicais têm maiores chances de acesso a benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio-saúde e assistência jurídica.

Confira íntegra no link http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2323_web.pdf

O artigo também aborda a influência negativa que será gerada com a Reforma Trabalhista. A Lei que entra em vigor em novembro deste ano aumentará as diferenças de remunerações entre a classe trabalhadora.

Os pesquisadores destacaram que “o projeto de lei pretende modificar a forma como os sindicatos são financiados, transformando a contribuição obrigatória de todos os trabalhadores em voluntária. Desta maneira as negociações coletivas promovidas pelos sindicatos poderiam não mais beneficiar todos os trabalhadores, mas apenas aqueles afiliados.”

O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF) considera a lei inconstitucional. O Sinproep-DF trabalha em conjunto com os advogados Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) para tentar barrar esta ordem inimiga do povo brasileiro.

Para pedir a anulação desta medida catastrófica acesse o site anulareforma.cut.gov.br