Terceira rodada de negociação do Ensino Superior não avança

Hoje, 22/06, foi realizada a 3ª rodada de negociação entre o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF) e o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Distrito Federal (Sindepes). O objetivo dos encontros é fechar a Convenção Coletiva de Trabalho de 2016/2017, que contemple as necessidades salariais dos professores e coordenadores do Ensino Superior, de acordo com a pauta aprovada em Assembleia Geral da categoria.

O Sindepes se reuniu em assembléia com as instituições para analisar a pauta de reivindicações da categoria. Na ocasião, os patrões decidiram um reajuste abaixo do INPC, e ofereceram 9%, o que o Sindicato não aceitou. Então, o Sindepes vai se reunir mais uma vez, para reavaliar a contraproposta.

O Sindicato continuou com o pleito da regulação da Educação a Distância (EAD) para que as instituições não contratem o professor como tutor como forma de reduzir custos, e desta forma desvalorizar a profissão. Por esse motivo, o Sinproep se propôs a fazer uma pesquisa sobre como funciona esse sistema nas diversas instituições para conhecer mais sobre a problemática e avançar nas negociações.

O Sindicato também reivindicou sobre a saúde do professor, com o Auxílio Saúde. Nesse sentido, o Sindicato Patronal se comprometeu a estudar a proposta.

Outras propostas foram debatidas na mesa de negociação para apreciação patronal, como:

• A elevação da bolsa para graduação do professor e dependentes para 100%;
  • Bolsa de pós graduação para professor e dependente;
  • Pauta unificada para  o caso de junção de várias turmas e disciplinas;
  • Modificação da Cláusula 20ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), no que diz respeito à redução da carga horária. Se ocorrerem mudanças da Grade Horária ocasionar perda de salário, a ele será oferecido a possibilidade de 1 (um) ano para cada 10% (dez) de redução de carga horária.

A próxima reunião será realizada na próxima terça-feira, quando será discutida, especificamente, a questão do Auxílio Saúde.

Estiveram presentes na reunião a diretoria do Sindicato representada pela Presidente , professora Karina Barbosa, o diretor jurídico, Rodrigo de Paula, o diretor de comunicação professor Trajano Jardim e o Diretor de Assuntos Habitacionais, Professor Aragão.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sinproep-DF
Em 22/06/2016