SINPROEP-DF participa de seminário sobre privatização da educação

O diretor jurídico do SINPROEP-DF, Rodrigo de Paula, participou junto a especialistas de educação, na tarde desta quarta-feira (23/9), do seminário internacional “Os diferentes modos de privatização da educação no mundo e as estratégias globais e locais de enfrentamento”, promovido pela Contee.

Os educadores abordaram os números que comprovam a expansão da onda privatista no Brasil. Diante do cenário, apontaram uma constatação: não bastam soluções legislativas para frear as corporações, uma vez que o capital assume diversas formas se instalar nas economias.

Entre outros resultados, um estudo apresentado no evento constatou que as companhias Kroton, Anima, Estácio e Ser tiveram, em média, salto de 201% na receita líquida no período – acima da média das empresas de outros setores. Por outro lado, esses grandes grupos têm direcionado cada vez menos recursos aos professores. O levantamento é da consultoria de Oscar Malvessi, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendado pela Fepesp, e publicada pela grande mídia em julho de 2015.

Fonte: Contee