O CVV — Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Realizamos mais de um milhão de atendimentos anuais por aproximadamente 2.000 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal. Esses contatos são feitos pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 80 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP e e-mail.

É associado ao Befrienders Worldwide, entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.

O CVV desenvolve outras atividades relacionadas a apoio emocional além do atendimento, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo em todo o Brasil. A instituição também mantém o Hospital Francisca Julia que atende pessoas com transtornos mentais e dependência química em São José dos Campos – SP.

Até 2020 todo o território nacional poderá contar com o atendimento do numero 188.

O sistema é fruto de um convênio do CVV com o Ministério da Saúde, o 188 está disponível em 16 unidades da federação: Acre, Amapá, Amazonas, Espirito Santo, Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e o Distrito Federal. Até junho deste ano, todo o território nacional deverá estar coberto pelo serviço.

Em setembro de 2015 iniciamos o atendimento pelo numero telefônico 188, primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio que, neste primeiro momento só funcionava no estado do Rio Grande do Sul.

A partir de 30 de setembro de 2017 o funcionamento do 188 ampliou a área de cobertura para boa parte do todo território nacional por fases. Na próxima fase mais oito estados do Brasil serão contemplados: Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Piauí, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá.

As ligações para o 188 são sem custos para a prevenção do suicídio e atendeu 150 mil brasileiros somente em dezembro de 2017. Desse total, 38 mil foram de locais em ingressaram no sistema naquele mês — sendo São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas e Distrito Federal. Mas vale lembrar que qualquer pessoa pode fazer contato por Skype, e-mail ou chat via site do Centro de Valorização da Vida (CVV), mesmo que o 188 não tenha chegado à sua cidade ainda.

O apoio emocional oferecido gratuitamente pelo CVV não substitui os serviços de saúde e é realizado exclusivamente por voluntários. Os interessados em conhecer mais sobre o serviço ou se tornar um voluntário podem se informar pelo site ou pelos telefones 188 e 141.

Mais informações acesse:

www.cvv.org.br