Professores do Ensino Superior terão reajuste de 9% e abono salarial de 17%

negociação ensino superior

Em Assembleia Geral realizada no dia 13 de agosto, os professores do Ensino Superior decidiram aceitar a proposta apresentada pelos patrões de reajuste salarial de 9%, retroativo a 1º. de maio. “Embora esse índice não contemple a expectativa da categoria, representa uma conquista significativa na atual conjuntura econômica que vivemos e reflete o grau de mobilização da categoria ”, afirmou Rodrigo de Paula, Diretor Jurídico do Sinproep.

A categoria decidiu, ainda, acatar a proposta de abono salarial de 17%.  “O abono e o retroativo serão pagos em duas parcelas e representam um ganho real”,  explicou Karina Barbosa, presidente da entidade.

Na próxima rodada de negociações, em 16 de agosto, a Comissão de Negociação vai propor que seja acrescentada na minuta da Convenção Coletiva (CCT) a garantia de um serviço de UTI Móvel, custeado pelas empresas, para atender o professor em sua residência em situações de urgência e emergência.

Em relação à proposta dos empregadores de garantia de no mínimo três horas aula, o sindicato vai propor que a carga horária mínima seja de quatro horas aula.

No que se refere ao aumento da oferta de Educação à Distância (EAD), estratégia que tem sido usada pelas empresas para precarizar as relações de trabalho e reduzir carga horária e salários, será proposto que conste na CCT a formação de uma Comissão Bipartite (Sinproep-Sindepes), para regulamentar a EAD no prazo de 60 dias. “Queremos que as normas aprovadas pela Comissão sejam incorporadas à CCT, na forma de aditivo”, explicou Trajano Jardim, Diretor de Comunicação.