Professora agredida por aluno em Santa Catarina reflete vulnerabilidade dos docentes em todo país

Relato de violência viralizou em redes sociais; Brasil é líder no ranking de violência da OCDE

A violência sofrida pela professora catarinense, Márcia Friggi, nesta segunda-feira (21) expõe a realidade vivida pelos profissionais de ensino em todo o país. O fato não é isolado. O Brasil é líder em violência contra docentes, de acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O relato da agressão sofrida pela professora viralizou na internet juntamente da foto dela com o rosto dilacerado. Um aluno de 15 anos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (EJA) atacou a educadora com socos após pedir que o estudante se retirasse de sala por indisciplina.

Segundo a pesquisa da OCDE, 12,5% dos professores relatam sofrer violência verbal ou intimidações de alunos pelo menos uma vez por semana.O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF) manifesta publicamente solidariedade à professora Márcia de Lourdes Friggi.

Repudiamos todo e qualquer ato de violência contra os profissionais de ensino. Acreditamos e lutamos para que a educação e aqueles que nela trabalham sejam devidamente respeitados.