Presidente do Conselho de Educação recebe diretoria do SINPROEP-DF

Nesta quinta-feira (19), os diretores do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINPROEP-DF) reuniram-se com a presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF), Maria José Peres. Além de dar as boas-vindas à presidente, o objetivo da audiência foi solicitar a construção de políticas de formação para os professores das escolas particulares e apresentar as preocupações sobre o esvaziamento da Coordenação de Supervisão Institucional e Normas de Ensino (Cosine).

O papel da Cosine é fiscalizar as escolas e verificar se a função pedagógica esta sendo cumprida. Mas, de acordo com o Sindicato, atualmente, cerca de 60 escolas de Educação Infantil atuam clandestinamente. “Essas instituições não possuem projeto pedagógico e nem espaço físico adequado”, explicou a presidente do SINPROEP-DF, Karina Barbosa.

Para o vice-presidente do SINPROEP-DF e membro do Conselho de Educação, professor Carlos França, é preciso fortalecer a educação como um todo, tanto a pública quanto a particular. “Não é certo pregar que a Cosine é órgão burocrático que demora para credenciar instituição. Devemos mesmo é fortalecê-la”, disse.

A presidente do CEDF, Maria José Peres, agradeceu a visita do Sindicato e colocou o conselho à disposição para as discussões que possam contribuir para a educação na Capital Federal.

A professora Karina Barbosa se comprometeu a entregar uma pauta de reivindicações dos professores em estabelecimentos particulares de ensino para ser debatida no conselho.

Fonte: Assessoria de Comunicação SINPROEP-DF