Não se deixe enganar: saiba qual foi a proposta do Sindicato sobre a carga horária das creches conveniadas

Intenção sempre foi implementar regimes de 20h ou 40h semanais – que já incluem coordenação; agora, mantenedoras que optarem pela jornada de 30h semanais devem pagar transporte e alimentação adicional

Na falha tentativa de desmoralizar o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF), algumas mantenedoras estão espalhando o boato de que o Sindicato optou pela carga horária de 20h, 30h e 40h semanais, com o objetivo de “prejudicar” os trabalhadores.

Na verdade, nossa intenção sempre foi implementar o regime de 20h ou 40h semanais – que já incluem coordenação – para que os professores (as) e coordenadores (as) educacionais pudessem ter outro emprego ou se manter em apenas um, com um salário melhor.

Anteriormente, os profissionais que trabalhavam em regime de 30h ficavam impossibilitados de lecionar no turno contrário, já que tinham que passar um período completo na creche e ainda o começo de outro para realizar as coordenações.

NEGATIVA – Apesar da tentativa do Sinproep-DF, o  Conselho de Entidades de Promoção e Assistência Social (Cepas)  fincou o pé para que a Secretaria de Educação do Distrito Federal não desconsiderasse a jornada de 30h, e deixasse para as instituições a escolha da carga horária.  No entanto, apesar desta negativa, precisamos considerar a grande vitória da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), tento em vista que apenas uma minoria das mantenedoras optaram pelas 30h, com o objetivo de diminuir custos.

Além disso, com a conquista histórica da nova CCT muita coisa mudou: o piso da hora-aula dos docentes teve um aumento de 43,72%, subindo de R$ 8,35 para R$ 12, e o piso dos coordenadores (as) passou a ser de R$ 2.426 para 40 horas semanais. Se a instituição não está cumprindo a convenção, procure o Sindicato.

SEUS DIREITOS – Muitos não sabem, mas as mantenedoras que optarem pelo regime de 30h semanais, cujas coordenações devem ser realizadas aos sábados ou uma vez por semana, à noite – têm de pagar, obrigatoriamente, a passagem do professor e fornecer o lanche.

O Sinproep-DF reitera o compromisso em defesa da dedicação exclusiva de 40h. Sindicato forte, professor valorizado!