Mensalidades escolares podem ter 14% de aumento no próximo ano

correio-braziliense

Os pais de alunos já começaram a receber informações de diferentes escolas sobre a previsão de aumento das mensalidades para o próximo ano letivo. O aumento previsto deve ficar bem acima dos 7,3% da inflação estimados pelo Banco Central (BC) para o índice deste ano.
No  ano passado os reajustes chegaram a 14% e isto ocasionou a migração de alunos das escolas privadas para a rede pública registrou um aumento de 50%, segundo levantamento da Secretaria de Educação do DF, o que correspondeu a cerca de 12 mil estudantes.
Na opinião de Rodrigo de Paula, diretor jurídico do Sinproep-DF, que representa os professores, coordenadores e orientadores pedagógicos da rede privada de ensino do DF,  enquanto no ano passado o índice médio das mensalidades atingiu 13%, o reajuste dos salários ficou em 11%. Isso como resultado do sindicato ter impetrado o dissídio coletivo, tendo em vista que o piso para educação infantil era de R$6,78 por hora aula. “As  escolas cobram o dobro da inflação para os pais e para os professores, só o INPC. Nunca é repassada a mesma proporção”.
Para o próximo ano o Sindicato vai começar a campanha salarial ainda em janeiro. Para Rodrigo, os professores terão que se mobilizar, porque de acordo com as perspectivas econômicas, a próxima negociação vai ser difícil.