Futuro presidente do TST que tomará posse em 26/02 recebe sindicalistas

Futuro presidente promete amplo diálogo com as

Entidades de trabalhadores

Dirigentes de diversas entidades e categorias profissionais foram recebidos em Brasília, pelo ministro João Batista Brito Pereira, futuro presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Dia 26, ele toma posse em substituição a Ives Gandra Martins Filho, atual presidente, de linha conservadora e alinhado ao mercado.

A expectativa do movimento sindical é de que o TST adote uma postura mais progressista. Miguel Torres, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), avalia o encontro como positivo. “Sinto que haverá mais diálogo com o sindicalismo e debate em torno das matérias de interesse de empregados e empregadores”, afirma.

Dia 6, Gandra Martins tentou regulamentar e adaptar à nova lei trabalhista – de corte neoliberal – 35 Súmulas ou orientações jurisprudenciais. Mas o conjunto de ministros (27 no total), a pedido do sindicalismo, entendeu não votar em razão de dúvidas sobre a constitucionalidade de matérias em exame. Formou-se uma comissão para análise técnica dos temas.

Fonte: Agência Sindical