Finalmente Brasília terá uma instituição de Ensino Superior Pública voltada para a educação

O Projeto de implantação da Instituição Pública: Escola Superior de Magistério (ESM) da Secretaria de Educação do Distrito Federal foi aprovado pelo Conselho de Educação do Distrito Federal. O Conselheiro e Vice-Presidente do Sinproep, Professor Carlos França votou favoravelmente pela criação da Instituição.  Que é fruto do trabalho da Fundação Universidade Aberta de Brasília (Funab).

A ESM vai funcionar, inicialmente, com aulas do curso de pedagogia no 2º semestre de 2016. A partir do 1º Semestre de 2017, outras licenciaturas, mestrado e especializações serão abertas. Os alunos podem ingressar por Enem ou SISU, o curso prevê 50% das vagas para cotas sociais e raciais.

O Professor Carlos França conta que o Sinproep é pioneiro nesta luta ”O voto favorável é da entidade, que desde o fechamento da Escola Normal veio lutando para a criação de uma instituição de Ensino Superior Pública, voltada para a formação de professores. Então, o Sindicato se alinhou com a necessidade do Distrito Federal ter um sistema de Ensino Superior próprio. A visão da diretoria do Sinproep é que a unidade federativa deveria ter outras instituições de ensino superior para poder se contrabalançar com privatização do Sistema de Ensino do Distrito Federal”.

O professor reitera que a metodologia aplicada na instituição será inovadora, por causa da relação entre trabalho e aprendizagem. “As instituições, geralmente só vinculam o aluno com atividade de ensino nos semestres finais quando o aluno faz matérias que sinalizam a prática da sala de aula. No caso da ESM, os alunos terão aulas práticas e poderão aplicar os seus conhecimentos desde o 1º semestre”.

A ESM vai funcionar na Sede da Funab em Brasília, no Setor Bancário Norte. Em 2017 também serão abertas 3 unidades nas cidades do Gama, Planaltina e Ceilândia.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sinproep-DF

Em 23/06/2016